Partindo da ideia de que marcas de histórias em quadrinhos são também grandes corporações do sistema capitalista, suas ações orçamentárias bilionárias são sempre visando o maior lucro. Cada uma dessas marcas possuem seus universos padronizados com as histórias de super-heróis mais conhecidas, que no caso da Marvel, seu universo padrão é chamado de Terra-616 e se encontra personagens como: Wolverine e os X-men.
Os roteiristas procuram construir uma versão alternativa dos fatos, sem interferir nas histórias do universo padrão. Logo, criam um universo alternativo aonde explicam as mudanças ocorridas e explorar as consequências da mesma. Essa visão distorcida dos fatos originais aconteceu pela primeira vez, na Marvel, com o Capitão Bretanha, onde foi possível a visualização de outras versões do personagem e que esse conjunto de universos, denominado de Multiverso, é protegido por Merlyn.
O chamado Terra-199999 é o universo cinematográfico da Marvel, onde é o cenário dos super-heróis produzidos especificamente pela Marvel Studios. Essa franquia se expande tanto para histórias em quadrinhos, como para curta-metragens e série de televisão, aonde o universo compartilhado nos filmes é muito parecido com os universos dos quadrinhos.
O primeiro filme produzido dentro dessa linha foi o Homem de Ferro, em 2008, que acabou desencadeando quatro produções até chegar aos Vingadores, em 2012 e completar a primeira fase de filmes. A partir do Homem de Ferro 3, em 2013 até o Homem Formiga, 2015 é completada a segunda fase de filmes. Entrando em 2016, será possível ver o início da terceira fase cinematográfica dos grandes heróis da Marvel com uma adaptação da Guerra Civil em Capitão América: Guerra Civil.
Espalhando-se pelos meios comunicacionais, seguindo a linha cronológica dos filmes, a Marvel chega às televisões. Agents of S.H.I.E.L.D, compartilham as histórias de Vingadores, por exemplo, quando as pessoas assistiriam a morte do agente Phil Coulson no filme, ficaram surpresos com sua aparição na série até descobrirem que sua morte foi forjada pelo Nick Fury, como um estímulo aos heróis. Negócios feitos para a apresentação de séries das histórias dos universos da Marvel no Netflix até Outubro de 2013 e em outras emissoras chamaram a atenção de muitos fãs, que acompanham saciavelmente essa cronologia criada pelo estúdio.
Essa ideia de adaptação para o cinema começou como uma prevenção de uma crise financeira que perturbava os diretores da Marvel, aonde foram vendidos os direitos dos seus produtos. Essa adaptação gerou milhões de dólares, proveniente das bilheterias e, sendo observado mais tarde, nada dessa atual cronologia teria acontecido se não fosse o sucesso dos primeiros filmes, como e, principalmente, Homem Aranha sendo interpretado por Tobey Maguire.
Com o sucesso dessas produções feitas pelo estúdio, foram feitas as mudanças necessárias para passarem o resto das histórias na televisão. Foram criadas as séries com diversos episódios, contando mais coisas que esses universos tem a oferecer. Incorporou-se uma grande produção cinematográfica que conquista milhões de pessoas pelo mundo nas telonas e nas telinhas. Gerando uma comoção em volta dessas megaproduções, sendo experimentadas novas tendências da ficção científica e audiovisual, abrindo novas vertentes cinematográficas em geral.