Alexander Faickney Osborn nascido no dia 24 de maio de 1888 no Bronx, Nova York.
Alex F. Osborn foi um grande publicitário e empresário americano, que se tornou muito ativo e teve sucesso como autor de livros sobre o pensamento criativo, lançando várias publicações, entre elas, "How to think up", lançado em 1942 onde Osborn apresentou o termo Brainstorming.
O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmida de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré determinados. A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera- se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficar para solucionar problemas que impedem um projeto de seguir adiante. Mas para uma boa reunião de brainstorm, existem algumas regras.
As quatro principais regras do brainstorming são:
Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir está regra é a razão mais crítica para que a sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico de outros métodos de reuniões tradicionais.
Critatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantesa a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As ideias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de ideias geradas.
Quantidade é necessária: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.
Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.
Alguns livros publicados por Alex F. Osborn:
A Short Course in Advertising, London, New York: Sir I. Pitman & Son, 1921. OCLC 562025307
How to "Think Up". New York, London: McGraw-Hill Book Co., 1942. OCLC 562025301
Your Creative Power, Scribner, 1948. OCLC 607142384
Wake Up Your Mind: 101 ways to develop creativeness., New York, London: Charles Scribner's Sons, 1952. OCLC 562025321
Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Problem Solving., New York: Charles Scribner's Sons, 1953. OCLC 641122686.
O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmida de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré determinados. A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera- se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficar para solucionar problemas que impedem um projeto de seguir adiante. Mas para uma boa reunião de brainstorm, existem algumas regras.
As quatro principais regras do brainstorming são:
Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir está regra é a razão mais crítica para que a sessão de brainstorming não resulte. Esta regra é aquela que primariamente diferencia um brainstorming clássico de outros métodos de reuniões tradicionais.
Critatividade é bem-vinda: Esta regra é utilizada para encorajar os participantesa a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. As ideias mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser sem domínio e muito longe do que poderá ser uma solução. É necessário deixar as inibições para trás enquanto se geram ideias. Quando se segue esta regra, cria-se automaticamente um clima de brainstorming apropriado. Isso aumenta também o número de ideias geradas.
Quantidade é necessária: Quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa ideia. Quantidade gera qualidade.
Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.
Alguns livros publicados por Alex F. Osborn:
A Short Course in Advertising, London, New York: Sir I. Pitman & Son, 1921. OCLC 562025307
How to "Think Up". New York, London: McGraw-Hill Book Co., 1942. OCLC 562025301
Your Creative Power, Scribner, 1948. OCLC 607142384
Wake Up Your Mind: 101 ways to develop creativeness., New York, London: Charles Scribner's Sons, 1952. OCLC 562025321
Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Problem Solving., New York: Charles Scribner's Sons, 1953. OCLC 641122686.
Nenhum comentário:
Postar um comentário